terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Diário do primeiro mês da RA

Depois das idas e vindas a médicos resolvi trocar as palavras dieta e regime por reeducação Alimentar.
Gente, não consigo seguir regra, tabela, contagens... haja paciência, tempo e dinheiro.
Fiz várias pesquisas na net, rascunhei várias coisas e decidi por mim mesmo mudar meus hábitos alimentares.
A idade também não nos permite ficar brincando de encher e esvaziar. Tudo tá ficando muito lento. Então... mãos à obra.

Quando fui ao médico ele conversou muito comigo e me orientou em muitas coisas. Hábitos, horários, quantidades, vida sedentária, ansiedade...
Depois... me passou aquela famosa lista do que deveria e não deveria comer. Como nem tudo estava dentro do meu orçamento resolvi dar meu jeito.


Fui pra internet pesquisar. Nada de regime nem dieta. Nada que me fizesse seguir uma lista ou regra obrigatória. Procurei por reeducação alimentar, vida saudável, alimentos saudáveis....
Juntei tudo que encontrei e comecei a ler, avaliar, ler de novo, avaliar de novo até que resolvi: "VOU TENTAR" Não falei "vou fazer" porque me sentiria obrigada e iria me frustrar novamente caso falhasse.

E a tentativa está dando certo porque todos os dia eu digo: "hoje vou tentar de novo"  Mas pensa que foi fácil tirar as coisas que gosto? E as festas de fim de ano????
Teve dias que chorei, mas não me entreguei. Depois que venci a primeira semana, começou a melhorar.
Resolvi voltar ao meu PHN (Por Hoje, Não!). Olha, tem me ajudado muito. Claro que de vez em quando tem umas escorregadelas, mas ninguém é de ferro hahahaha
Tem dias que você vai à festa, sai com o marido.... aí tem que saber o que fazer.

Uma das coisas que ajudou e fez muita diferença foi que não mudei do dia pra noite, não assustei meu organismo com nenhum choque.
Fui adaptando ele dia após dia como se fosse uma conversa de amigos. Louca eu, né? Mas funcionou e continua funcionando.

NA PRÁTICA:

* Eu comia pão francês pela manhã e a tarde com qq coisa dentro: ovo, mortadela, presunto, queijo amarelo,.... Passei a comer um dia sim e outro não os 2 pães no dia substituindo um deles pelo integral, depois tirei o da tarde até que fiquei só no café da manhã com o integral  e hoje nem no café da manhã eu como.
Veja bem, não deixei de comer de um dia para o outro, mas fui avisando que tava diminuindo.

* No almoço sempre comi de tudo e bem. Adoro massas, cremes, molhos... Enfim adoro comer. Mas troquei o arroz e o macarrão por integral e gostei pq faço diferente os refogados.
Sempre comi tudo junto e continuo mesmo misturando macarrão com arroz, batata, inhame... Aumentei o consumo de legumes, verduras e saladas o que ajudou a diminuir a qtd das outras coisas no prato.
Não bebo líquido junto com as refeições. Aumentei os grelhados e diminui as frituras que precisam ser imersas no óleo (quase não fazia esse tipo)
E quando lembrava de sobremesa era gelatina ou bananada sem açúcar que achei aqui em uma farmácia.

* No lanche eu comia o mesmo do café ou atacava o padeiro à tarde aqui no trabalho. Quantas vezes falei do pudim de pão, né? Chegava a comer quase 2 na semana. Hoje meu lanche é um iogurte com uma fruta (a que eu tiver em casa eu trago). Se não tiver eu como biscoito de maisena ou cream craker com ricota (ou manteiga mesmo) e chá, mate gelado.

* No jantar eu comia o mesmo do almoço ou pizza, lasanha, congelados pq chegava cansada do trabalho. Hoje faço o mesmo do almoço. O que for mesmo.

* Fui radical no refrigerante, esse sim falei que ia parar na hora e até hj to me mantendo firme
* Fui radical no açúcar, troquei por adoçante (uso o magro, pra mim o melhor). Como só bebo café com leite pela manhã, só uso adoçante nele.
   Meus sucos são naturais e não ponho nada. Deixei de tomar café preto por causa da gastrite, então... o açúcar tá passando longe mesmo.
* Procuro comer de 3 em 3 horas mesmo sem fome, pra não dar espaço dela chegar e eu atacar o prato.

Meninas que me pediram um cardápio ai, ai, ai... eu não sigo regra hahahaha. Vou tentar ajudar com o que eu faço.

  1. Antes de sair de casa, lá pelas 7:30h bebo café com leite até pq não consigo comer nada cedo, mas a xícara é grande hahaha
  2. Por volta das 10:00h bebo chá com biscoitos (maisena ou salgado com manteiga)
  3. 12:00h almoço arroz, feijão, carne ou frango, legumes,  verduras e salada (o que você comer deles)
  4. Às vezes trago macarronada ou lasanha só que não trago acompanhamento algum.
  5. Minha sobremesa, às vezes é uma fruta ou um doce diet. (não tenho hábito de sobremesa)
  6. 15:00 lancho o  iogurte com fruta ou biscoitos com queijo 
  7. 17:00 tomo chá ou mate gelado
  8. 19:00 chego em casa e vou logo comer um biscoito e uma talagada de suco
  9. 20:00 eu janto o mesmo do almoço ou faço outro tipo de comida fresquinha
  10. Depois disso só água e chá.


Obs.: Nem sempre sigo esse cardápio, pois faço comidas diferentes.
Como lasanha, macarronada.... mas modero nos acompanhamentos e nas quantidades.

Dicas que encontrei e que ajudam sempre: muita águaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, muito chá gelado ou não, muito suco natural principalmente de melancia.

To indo devagar e sempre pq quero eliminar pra não reaver mais. Sofri mesmo na primeira semana depois foi fluindo naturalmente, o estomago vai se acostumando.

Ah, uma coisa que não abri mão foi do chocolate. Ah não... esse não. Troquei e só compro o de 53% de cacau. Como 1 ou 2 quadradinhos por vez.

Agora cada caso é um caso, certo? Se você tem algum problema de saúde cuidado pra não restringir alimentos que sejam importantes para sua defesa. Aí vc cuida de um lado prejudicando o outro. Procure orientação médica sempre.

Bem meninas, o que posso afirmar é que nesses 30 dias comi de tudo (menos refri e açucar) me restringindo a quantidade mesmo.
Meu cérebro entende o que realmente preciso comer e assim o faço. Deus me ajude que eu possa continuar.

Resultado:
16/12/2011 - 76.850
16/01/2012 - 72.600

Bjs e estamos juntas.


Nenhum comentário:

 
Desenvolvido por Entre Super Amigas®